Pense Jornal - Sua fonte de notícias na cidade de Jaraguá do Sul 642l50

Domingo, 25 de Maio de 2025

Notícias/Mundo 456f2k

Peru condena ex-presidente a 15 anos no caso Odebrecht k3r54

Ollanta Humala foi considerado culpado por lavagem de dinheiro 4i46m

Peru condena ex-presidente a 15 anos no caso Odebrecht
Foto reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem 1j2o1b
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Justiça do Peru condenou o ex-presidente Ollanta Humala a 15 anos de prisão por receber fundos da Odebrecht, agora conhecida como Novonor, durante campanha eleitoral em 2011. 3z6z6n

A esposa de Humala, Nadine Heredia, também foi condenada aos mesmos 15 anos de prisão.

Após julgamento que se estendeu por três anos, iniciado com uma investigação em 2016, o ex-presidente peruano foi condenado por corrupção.

Publicidade

Leia Também:

Segundo os promotores, Humala teria recebido recursos ilícitos para financiar sua campanha presidencial de 2011, na qual enfrentou Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori. O ree teria ocorrido por meio do Partido Nacionalista Peruano, liderado pelo ex-presidente.

A prisão foi decretada com execução imediata, mesmo que a defesa apresente recurso. O tribunal deve concluir a leitura da sentença completa nos próximos dias.

A condenação de Ollanta Humala é a mais recente dentro da Operação Lava Jato no Peru. Ele se torna o segundo ex-presidente do país a ser preso e o quarto a ser implicado no escândalo de corrupção de alcance continental.

Antes dele, Alan García tirou a própria vida em 2019 ao receber voz de prisão; Pedro Pablo Kuczynski renunciou em 2018, após apenas dois anos no cargo; e Alejandro Toledo foi condenado no ano ado a 20 anos de prisão por receber US$ 35 milhões em propinas.

Ex-executivos da empreiteira brasileira afirmaram à Justiça peruana que a empresa financiou quase todas as campanhas presidenciais no país ao longo de quase três décadas.

A Odebrecht, antiga gigante da construção civil, itiu ter pago propinas a governos de diversos países da América Latina para garantir contratos bilionários.

FONTE/CRÉDITOS: DP
Comentários: 5m2f44

Veja também 611t60

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal 5m45d

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais! 66154u