Pense Jornal - Sua fonte de notícias na cidade de Jaraguá do Sul 642l50

Quinta-feira, 29 de Maio de 2025

Notícias/Justiça 5z3712

STF quer decidir se vale decisão da Câmara que o desautoriza 5c6n6w

Ministros da Primeira Turma devem avaliar "validade" da resolução 521v5p

STF quer decidir se vale decisão da Câmara que o desautoriza
Foto Raul Spinassé/OAB Nacional
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem 1j2o1b
Máximo 600 caracteres.
enviando

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou ao ministro Cristiano Zanin a Resolução da Câmara dos Deputados que suspendeu ação contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) no âmbito dos casos de suposta “tentativa de golpe”. c430

Em sua decisão, a Câmara exerceu suas prerrogativas constitucionais de suspender investigações contra parlamentares por violação da imunidade parlamentar prevista no artigo 53 da Constituição Federal. Esse artigo assegura aos deputados e senadores a inviolabilidade por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

A decisão da Câmara foi tomada após a Procuradoria Parlamentar da Casa emitir parecer contrário à instauração do inquérito, argumentando que a abertura do procedimento constituiria uma violação direta à imunidade parlamentar e poderia ser interpretada como tentativa de intimidação política.

Publicidade

Leia Também:

Também ignorando os princípios da  independência e autodeterminação dos Poderes, o STF sinaliza que irá desautorizar mais essa decisão do Poder Legislativo. Com isso, caberá ao ministro Zanin, em decisão monocrática, decidir sobre  a “legalidade” da Resolução da Câmara dos Deputado aprovada por 314 votos a 143, número bem maior que o mínimo exigido.

FONTE/CRÉDITOS: DP
Comentários: 5m2f44

Veja também 611t60

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal 5m45d

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais! 66154u